quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Happy Xmas-ENTÃO É NATAL...OUTRA VEZ E O QUE VOCÊ FEZ DURANTE ESTE ANO DE 2013?






NATAL DO AGRADECIMENTO COM REFLEXÕES PESSOAIS
-
Acróstico e autoanálise
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
N-Neste Natal retomo as  reflexões universais!
A-Amigos e parentes gostam de encontrar!
T-Todos procuram perdoar e reconciliar e ajudar!
A-Abraços e beijos renovam laços fraternais...
L-Logo eu me ponho a pensar: -Chegou Natal!
 -
D-Desde cedo, venho por na balança da vida:
O-O que fiz de bom ou mal neste ANO 2013?
 -
A-As reclamações que tive, quero esquecer...
G-Garantir o pedido de desculpas, se errei!
R-Reconheço que as omissões que quis ter,
A-Agora e no próximo ano, tudo que planejei,
D-Desde o 1º dia, se não deu certo, vou avaliar
E-E, com certeza, o Bom, tentarei de novo!
C-Consegui ter boa saúde física e emocional!
I-Importantes médicos puderam me examinar,
M-Medicar e curar-me e até mesmo, me acalmar!
E-Entre familiares, reforcei os laços fraternos,
N-No ambiente residencial pude dar graças,
T-Trabalhar e me realizar! Nada posso queixar!
O-O espaço com a saudade sempre vou negociar!
 -
R-Reclamar do cansaço das viagens realizadas?
E-Eu não posso! Noites sem dormir, nos ônibus...
F-Filas de espera nos Aeroportos, nos Metrôs...
L-Locais fantásticos conheci! Sinceras amizades teci!
E-Em tantos Estados do Brasil fiz Palestras!
X-X do problema: -Quanto me custou? Que ganhei?
Õ-O prazer literocultural satisfaz meu Ego e Superego.
E-E o bolso? Não importa! A fraternidade e o voluntariado
S-São minhas armas de alegria, também! Adoro a Família!
-Tenho Amigos! Tenho Fé e Esperança! Nada me falta!-
---OBRIGADA SENHOR, MEU PASTOR CELESTIAL!---
-
Belo Horizonte, terça-feira, 24 de dezembro de 2013


 -//-


1-CANÇÕES DE NATAL
-
Acróstico natalino nº 5422
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
C-Com certeza, você já ouviu
A-A linda “Noite Feliz” que viu
N-Na humildade da estrebaria
Ç-Conforto da Luz da Sabedoria;
O-O “Jingle Bells” pede paz na terra
E-E o sino mudo, sua tristeza encerra!
S-Será que “Anoiteceu" e o sino gemeu?
.....{Papai Noel, vê se você tem
a FELICIDADE pra você me dar!"}.....
 -
D-De tanto pedir, o pobre adormeceu:
E-Ele não tem casa, nem mesmo janela,
 -
N-Nada para vestir ou comer daquela
A-Alegre Ceia de tão poucos, no mundo,
T-Transmitindo a todos “Bom Natal!”
A-A Noite de Natal traz-me lembranças,
L-Libertação da Fé e a Fraternidade ideal:
---É Natal, cantemos a ESPERANÇA!---
-
Belo Horizonte, 27 de novembro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4589147







2-NATAL ME EMBALA

Acróstico cristão Nº 2643
Por Sílvia Araújo Motta

N-Natal me embala e faz cantar
A-A melodia do Amor infinito.
T-Toca sinfonia que a brisa leva ao ar,
A-Acalenta a dor, inspira o bendito
L-Louvor ao Santíssimo Sacramento.
-
M-Mestre dos Mestres ensina a simplicidade
E-E dá sabedoria ao humano pensamento.
-
E-Encerra o Poder Supremo Redentor!
M-Músicas de Natal tornam a Noite Feliz...
B-Bem-aventuradas com dons do Criador,
A-As pessoas renovam esperanças e no
L-Local da Clave de SOL, o mundo diz,
A-Ao terminar o ano: -Obrigado, Senhor!
-
Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2009.

-//-












3-PONTOS CARDEAIS NO NATAL

Acróstico cristão Nº 2642
Por Sílvia Araújo Motta

P-Pontos Cardeais indicam
O-O rumo NORTE da Esperança...
N-Natal! A Humanidade
T-Toda pede e não se cansa:
O-Ora, e para espantar lamentos,
S-Segura a Rosa-dos-Ventos...
-
C-Cardeais do Amor de Norte a Sul
A-Apontam sobre o Meridiano,
R-Revisam Leste/Oeste no Equador,
D-Destinam o visor de Paz durante o ano;
E-Ensinam os Mandamentos
A-Aos Navegantes da Vida na Terra;
I-Instrumentos devem ser usados
S-Seu Administrador na Luz encerra.
-
N-Na linha do horizonte do coração
O-Os passos são dados com exatidão.
-
N-No quadrante dos noventa graus
A-A bússola aponta pontos colaterais,
T-Também os subcolaterais do Bem,
A-Afasta da visualização dos males:
L-Liberdade nos solstícios e equinócios.
-
Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2009.
-//-




4-UM BRINDE PARA JESUS
.
Decassílabo Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE,
à moda de Camões (Portugal) e de Petrarca. (Itália)

Por Sílvia Araújo Motta

Feliz Natal! Aceite meu abraço!
Oro, agradeço ao Deus-Menino-Rei,
bondade, força, amor em cada espaço,
os Mandamentos mostram toda a Lei.

Chegou Natal! Feliz eu ergo o braço:
-Dois mil e nove anos! Hoje orei!
Para JESUS, meu brinde, agora, faço:
-Feliz Natal! Meu pranto já enxuguei!

No aniversário Deus está presente;
Onipotente envia o Filho Amado,
ajuda humilde, cura até o doente;

Viveu na terra, deu lições ao mundo,
crucificado, morto e sepultado
ressuscitou, com Seu Amor profundo.
-
Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2009
-








5-NATAL DO MENINO DEUS E REI
Soneto clássico-sáfico-heróico nº 1658

Rimando ABAB-ABAB-CDC-EDE
Sílabas fortes: na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.
Mensagem-final no 14º  VERSO,
com apenas DEZ sílabas não gramaticais.
-
Pode dizer-me então, o que é NATAL?
Se continua a fome... morte existe!
Está dormindo agora, o grande ideal?
A violência cresce e a dor persiste.

Se vale a pena, segue em frente, insiste!
Revolução já fazem contra o mal!
Quem tem amor e fé, luta e resiste!
Perdão espanta a guerra que é fatal.

Muitas razões, reflito em paz, comigo:
-Se a humanidade for capaz de amar,
sempre dará ao pobre, paz e abrigo.

Natal é luz, bondade e VIDA NOVA!
Entre as nações cantamos a louvar
ao Rei Menino-Deus que a Luz renova!
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário